top of page
Buscar
trilhasopsan

Governo Federal reinstala o Consea


O dia 28 de fevereiro é um dia muito especial para todas as pessoas comprometidas com a segurança alimentar e nutricional no Brasil.


A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Elisabetta Recine, honrou a trajetória de luta de diversas lideranças e militantes do país que transformam a realidade e superaram uma série de desafios nos últimos anos para continuar mobilizadas e mobilizados no combate à fome e no fortalecimento da realização do direito humano à alimentação e à nutrição adequadas. Deu certo.


No discurso de posse e reinstalação do Conselho, Recine disse que “o retorno do Consea é uma vitória que representa importante conquista para a população brasileira e uma imensa responsabilidade para todos nós que lutamos por essa causa.”


“A erradicação da fome e a garantia da alimentação saudável requerem o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça e a produção de “comida de verdade”.”


“Todos os desafios enfrentados durante a pandemia demonstraram que as respostas do campo popular podem sim transformar a sociedade a partir da soberania alimentar e a realização do DHAA.”


E ainda: “Não vamos nos render, estamos presentes nas cidades, nos campos, nas florestas e nas águas, ocupando espaços institucionais e não institucionais e mobilizando a sociedade em prol da agenda de SSAN, em defesa da democracia e pela realização de direitos.”



Perfil - Doutora em Saúde Pública pela USP, a nutricionista Elisabetta Recine coordena o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília. Tem expressiva atuação em pesquisa nas áreas de políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, sistemas e ambientes alimentares e formação profissional. Em 2021, foi selecionada, pela segunda vez, para integrar o Painel de Especialistas de Alto Nível do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (CSA/ONU). É a única brasileira entre os 15 cientistas que compõem a entidade.


Comments


bottom of page